luto

Aos 94 anos, morre a empresária Milady Costabeber

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Faleceu, por volta das 12h desta terça-feira, a empresária Milady Costabeber, aos 94 anos. Ela foi vítima de uma parada cardíaca após passar por um procedimento cirúrgico no Hospital da Unimed. O corpo foi velado nas capelas do Hospital de Caridade, e o enterro aconteceu no jazigo da família no Cemitério Ecumênico Municipal. Ela deixa três filhos, sete netos e quatro bisnetos. 

Natural de Pejuçara, Milady mudou-se para Santa Maria em 1947, quando o marido, o militar Cirilo Costabeber, foi designado pelo Exército para trabalhar no Coração do Rio Grande. Empreendedora nata, ao chegar na cidade, comprou o antigo Armazém Seroni, que ficava na esquina da Rua Floriano Peixoto com a Rua Tuiuti. Na negociação, segundo ela contou em entrevista ao Diário em 2017, Milady ainda conseguiu uma carroça e um cavalo para entregar os ranchos dos clientes. 

- Ela era uma empreendedora fantástica, de uma coragem incrível. Pegava o trem e ia para São Paulo sozinha fazer compras. Coisas, assim, raras. Ela sempre teve a indignação de fazer, acontecer e deixar um legado. Se ela fosse uma simples dona de casa, o que seria da gente? - questiona o filho, Carlos Costabeber, ao relembrar da mãe. 

Aos 70 anos, dona Milady assumiu a marca Hering em Santa Maria e abriu uma loja no Calçadão, onde era figura conhecida entre os clientes. Ela nunca deixou de trabalhar e ajudava desde a escolha das peças até a seleção dos funcionários da loja. 

- Ela sempre foi um modelo. Foi uma referência para anos tanto do aspecto de uma mulher empreendedora quanto de família. Uma mulher que trabalhou até os últimos momentos. Ela nunca quis se afastar - afirma a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Maria, Marli Rigo. 

O presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacism), Luiz Fernando Pacheco, também se manifestou: 

- A Cacism se consterna e se solidariza com o falecimento da dona Milady. Uma pessoa que, a vida inteira, se dedicou ao comércio de Santa Maria. Foi esposa e mãe de duas pessoas que fizeram parte da história da entidade. Desejamos conforto à família. O nosso respeito.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Falecimentos Santa Maria e Região Anterior

Falecimentos Santa Maria e Região

Falecimentos Santa Maria e Região Próximo

Falecimentos Santa Maria e Região